Além de assessorar a Administração Superior em todas as questões financeiras, a Diretoria
Financeira também conduz o planejamento financeiro da Fundação e desenvolve o plano de
investimento institucional. Também são suas atribuições:
Dirigir, planejar e controlar as áreas e atividades subordinadas, a saber, tesouraria, contabilidade, auditorias, contas a pagar, contas a receber, controles fiscais, patrimônio, seguros e câmbio;
Subscrever documentos e ajustes em nome da FFM, bem como autorizar processos internos e assumir compromissos externos mediante delegação da Diretoria Executiva;
Assessorar a Administração Superior em todas as questões financeiras e nas demais pertinentes, conforme demanda;
Supervisionar e gerenciar os funcionários da área financeira;
Conduzir o planejamento financeiro da FFM e desenvolver o plano de investimento institucional;
Realizar efetivo gerenciamento de risco financeiro e garantir o fluxo de caixa adequado para as operações institucionais;
Realizar acompanhamento dos orçamentos, fluxos de caixa e controles do capital de giro de todos os Núcleos apoiados pela FFM;
Coordenar os processos de faturamento e cobrança dos atendimentos SUS, Saúde Suplementar e demais serviços prestados;
Desenvolver projetos e novos modelos de negócios para atingir os objetivos de redução de custos, aumento de receita e o crescimento sustentável;
Preparar relatórios e previsões, além de definir e monitorar os indicadores financeiros;
Garantir a conformidade das práticas institucionais, com a legislação vigente e com as políticas e diretrizes institucionais;
Colaborar com o Diretor-Presidente na constituição e funcionamento das Comissões Técnicas, indicando profissionais, acompanhando a execução dos trabalhos e assegurando o alinhamento às políticas, aos regulamentos e aos princípios da FFM.