A FFM desenvolve, apoia, gerencia e mantém centenas de Projetos de Assistência Integral à Saúde, Assistenciais, Institucionais, de Pesquisa, de Inovação, de Estudos Clínicos e de Políticas de Saúde, por meio de acordos firmados com instituições públicas e privadas, nacionais e internacionais, com a contratação de pesquisadores e profissionais alocados diretamente nas pesquisas, além da aquisição de materiais e equipamentos.
Desde 1988, por meio da FFM, foi firmado junto ao HCFMUSP e ao Governo de São Paulo o Convênio de Assistência Integral à Saúde aos Pacientes do SUS. A medida reafirmou o compromisso da Fundação Faculdade de Medicina com a prestação de uma assistência médica de qualidade à população e apoio ao HCFMUSP.
Unidades do Complexo do Hospital das Clínicas:
Instituto Central – ICHC;
Prédio dos Ambulatórios – PAMB;
Instituto de Psiquiatria - IPq;
Instituto de Ortopedia e Traumatologia - IOT;
Instituto de Medicina Física e Reabilitação – IMRea;
Instituto da Criança e do Adolescente– Icr;
Instituto do Coração – InCor*;
Instituto de Radiologia – InRad;
Instituto do Câncer do Estado de São Paulo “Octávio Frias de Oliveira” – ICESP;
Instituto Perdizes; Laboratórios de Investigação Médica – LIM;
Prédio da Administração – PA; Centro de Convenções Rebouças – CCR;
Escola de Educação Permanente – EEP;
Inova HC;
Laboratório de Ensino, Pesquisa e Inovação em Cirurgia – LEPIC.
* O Instituto do Coração é apoiado pela Fundação Zerbini.
Clique aqui para acessar as informações dos Convênios Estaduais.
A FFM também mantém Convênios de cooperação federais firmados com o Ministério da Saúde e com a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).
Clique aqui para acessar as informações dos Convênios Federais.
Qualificada como organização social pelo Estado de São Paulo e certificada como entidade beneficente de assistência pelo Ministério da Saúde, a FFM realiza a gestão de unidades de saúde, respeitando todas as exigências dos órgãos de controle.
- Instituto do Câncer do Estado de São Paulo “Octavio Frias de Oliveira” (Icesp)
Primeiro hospital público dedicado ao tratamento do câncer do Estado e o maior da América Latina. Localizado no Complexo do HCFMUSP, o Icesp é reconhecido internacionalmente pelos estudos realizados em seu centro de pesquisas. Inaugurado em 2008, o hospital possui índice de satisfação acima de 90% e já atendeu mais de 125 mil pacientes.
Clique aqui para acessar as informações do Contrato de gestão do Icesp.
- Instituto de Reabilitação Lucy Montoro (IRLM)
Inaugurado em setembro de 2009, o IRLM, localizado no bairro do Morumbi, é o maior hospital para reabilitação de pessoas com deficiência física do Sistema Único de Saúde no Estado de São Paulo. Foi projetado para oferecer atendimentos de maior complexidade para pessoas com deficiência física incapacitante por meio de tratamento de reabilitação integral e integrado, com estrutura tecnológica e pessoal qualificado em recursos diagnósticos e terapêuticos.
Clique aqui para acessar as informações do Contrato de gestão do IRLM.
- Instituto Perdizes do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (IPer)
Localizado em uma área de 23 mil metros quadrados, em Perdizes, onde funcionou o Hospital Auxiliar Cotoxó, o Instituto Perdizes foi inaugurado em 2022. Uma parte dos seus leitos é destinada aos pacientes em tratamento de dependência de álcool e drogas. Há também uma área de internação para a retaguarda do Complexo do HCFMUSP.
Clique aqui para acessar as informações do Contrato de gestão do Instituto Perdizes.
A FFM apoia o desenvolvimento de pesquisas científicas no Sistema Acadêmico de Saúde FMUSP-HC, que é reconhecido internacionalmente por sua produção científica na área de saúde. As pesquisas são voltadas principalmente à compreensão, prevenção e tratamento de doenças, possuem grande aplicação na otimização da assistência oferecida aos pacientes e tornam o HCFMUSP um polo de geração de conhecimento na área médica e de saúde pública.
Os estudos seguem rígidos parâmetros técnico científicos, éticos e legais, que são estabelecidos por consensos internacionais e contam com colaborações de outras instituições acadêmicas de saúde, nacionais e internacionais, assim como órgãos públicos e privados.
Clique aqui para acessar os Projetos desenvolvidos em 2023.
Clique aqui para acessar os Estudos Clínicos desenvolvidos em 2023.