São atribuições do Departamento de Gestão Corporativa:
Apoiar o Diretor de Gestão Corporativa na execução da estratégia corporativa, bem como na implementação das diretrizes gerais aprovadas pelos Conselhos e pelo Diretor-Presidente;
Viabilizar e implementar, em consonância com as demandas do Diretor de Gestão Corporativa, programas, ações e projetos institucionais, compreendendo:
projetos estratégicos – vinculados ao planejamento institucional, de caráter estruturante e de longo prazo;
projetos especiais – iniciativas pontuais ou extraordinárias, destinadas a demandas específicas ou extraordinárias.
Subsidiar, mediante a elaboração de estudos técnicos, avaliação de cenários e benchmarking, as deliberações da Diretoria de Gestão Corporativa, da Diretoria Executiva e do Conselho Curador, no âmbito de sua competência;
Apoiar a Diretoria de Gestão Corporativa na negociação dos interesses institucionais e na gestão de crises, fortalecendo integridade e resiliência da FFM diante de desafios internos e externos;
Conduzir análises qualificadas sobre perspectivas institucionais relacionadas ao estabelecimento de parcerias e novos negócios, elaborar estudos de viabilidade, prospecções de cenário e sistematizar informações que fundamentem recomendações e decisões de gestão;
Gerir e supervisionar, em nível institucional, os contratos de gestão, convênios, programas, iniciativas e projetos institucionais, além de planejar e conduzir a elaboração de propostas em processos de seleção decorrentes de editais públicos e privados, bem como na celebração de parcerias estratégicas;
Promover o fortalecimento da interface entre os Departamentos da FFM, entidades apoiadas e demais partes interessadas, fomentando a articulação intersetorial, a integração de esforços e a coesão;
Fortalecer a transparência institucional em todas as suas dimensões, incluindo a gestão do Portal da Transparência da FFM, garantindo a organização, atualização e qualificação das informações, em conformidade com as normativas institucionais e legislação aplicável;
Gerir, sistematizar e fomentar práticas e processos de governança institucional, promovendo seu aprimoramento contínuo e, quando aplicável, a publicização do acervo de diretrizes institucionais;
Desenvolver, qualificar e compatibilizar, em apoio à Diretoria de Gestão Corporativa, políticas, regulamentos e demais normativos institucionais, assegurando, no âmbito de sua competência, sua implementação e alinhamento à missão da FFM, à legislação aplicável e às boas práticas de governança;
Gerir fatores que possam impactar a atuação institucional, por meio de sua identificação, avaliação e mitigação;
Liderar o aprimoramento e a consolidação do “Guia Prático de Orientações da FFM” como instrumento de referência institucional, integrando contribuições dos Departamentos e consolidando boas práticas;
Coordenar, em articulação com o eixo de Comunicação e o Departamento de Projetos, Pesquisas e Inovação (PPI), a elaboração e revisão do Relatório Anual de Atividades e do Plano de Trabalho da FFM;
Desenvolver e gerir a curadoria de conteúdo técnico-institucional, consolidando informações qualificadas para subsidiar relatórios e documentos relevantes à Diretoria e Presidência;
Integrar, por meio de designação, as Comissões Técnicas constituídas pelo Diretor-Presidente, atuando em suas atividades e realizando os trabalhos necessários ao alcance de suas finalidades;
Atuar com uma visão ampla e integrativa da Instituição, entendendo e considerando as necessidades específicas dos Departamento e das áreas;
Desenvolver e acompanhar indicadores e metas institucionais vinculados ao Departamento.