Caso o colaborador tenha interesse em se desligar da empresa espontanemanente, deverá entregar o Pedido de Demissão à sua chefia e após obter o "de acordo” da mesma, encaminhar-se imediatamente ao Departamento de Gestão de Pessoas, que o instruirá quanto ao Exame Médico Demissional e outros procedimentos legais, e agendará a data para a homologação contratual.
No caso de dispensa por iniciativa da Empresa, a área deverá providenciar a Proposta de Movimentação de Pessoal (PMP) com as devidas assinaturas e encaminhá-la para a Gerência de Gestão de Pessoas, que enviará para os setores responsáveis para as verificações necessárias (estabilidades, licenças, férias e outras) e entrará em contato com a chefia para solicitar o comparecimento do colaborador. A chefia deverá comunicar o desligamento ao colaborador e encaminhá-lo imediatamente após o comunicado ao Departamento de Gestão de Pessoas, que formalizará o desligamento com a assinatura do aviso prévio (indenizado ou trabalhado, conforme a PMP) e o orientará quanto aos procedimentos legais e agendamento da homologação.
Visa o levantamento de dados sobre processos de gestão, incluindo análises sobre condições de trabalho, liderança, remuneração/ benefícios, treinamento/ desenvolvimento de pessoal e perspectivas de carreira.
A pesquisa não possui caráter obrigatório e mantém em sigilo a identidade do colaborador. O questionário é enviado via link (Google Forms), e os dados são encaminhados posteriormente aos responsáveis pelos institutos e à direção da FFM.
Os colaboradores desligados da instituição receberão o link para realizar Entrevista de Desligamento com recomendação de prazo para devolutiva de até 10 (dez) dias.