O "Simpósio Inovação e Transformação no Setor Público”, realizado no Instituto Butantan, nesta segunda-feira (28), contou com palestra de abertura do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça. "Inovação é a chave para o desenvolvimento”, afirmou o ministro. Nos demais painéis, foram debatidas a Lei de Inovação Tecnológica nº 10.973-2004, regulamentada pelo Decreto nº 9.283 de 2018, primeira a tratar do relacionamento entre universidades e instituições de pesquisa com empresas privadas, e as parcerias público-privadas.
Entre as autoridades que participaram dos debates sobre as características da inovação no setor público, estavam a Profa. Dra. Eloisa Bonfá, diretora da Faculdade de Medicina da USP, e o Prof. Dr. Giovanni Guido Cerri, presidente da Comissão de Planejamento e Controle do HCFMUSP; os conselheiros do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo Renato Martins Costa e Maxwell Borges de Moura; os promotores de Justiça do Ministério Público de São Paulo Flavia Cristina Merlini e Fernando Pereira da Silva; e a coordenadora do Programa de Saúde Digital da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, Cristina Balestrin. Já o Diretor Jurídico da Fundação Faculdade de Medicina, Dr. Guilherme Bueno de Camargo, marcou presença representando a Instituição nos relevantes debates do Simpósio.
O Simpósio foi organizado pelo Prof. Dr. Esper Kallás, diretor do Instituto Butantan, Professor Titular do Departamento de Moléstias Infecciosas e Parasitárias da FMUSP; pelo Dr. Flávio Borgheresi, diretor jurídico da Fundação Butantan e presidente do Conselho Fiscal da FFM; e pelo Prof. Dr. Carmino Antonio de Souza, presidente do Conselho Curador da Fundação Butantan.