A cardiologista, emergencista e intensivista Ludhmila Hajjar lançou o livro "Emergências Cardiovasculares – Diagnóstico e Tratamento”, quinta obra de sua carreira. Coordenadora de Cardio-oncologia do Instituto do Coração (InCor), ela também é professora da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) e coordenadora da cardiologia do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp).
Voltado ao ensino de cardiologistas, emergencistas, intensivistas, anestesiologistas, residentes e alunos de medicina, a publicação é dividida em seis seções que abordam as evidências científicas aliadas às melhores práticas no atendimento das emergências, tendo como princípio o cuidado centrado no paciente.
Com prefácio do cardiologista e presidente do Conselho Diretor do InCor, Dr. Roberto Kalil Filho, o livro tem 58 capítulos que descrevem o diagnóstico e o tratamento das principais doenças cardiovasculares de emergência como insuficiência cardíaca aguda, emergências hipertensivas, síndrome coronária aguda, edema agudo pulmonar, entre outros.
A obra é assinada por um grupo de 10 coeditores, entre cardiologistas e intensivistas que atuam no InCor e no Icesp e conta com mais de 130 especialistas colaboradores. A arte da capa foi desenvolvida pelo artista e estudante de design Mano Wladimir Monte Bernardes, que ilustra um coração na forma de uma ampulheta, elementos que simbolizam o conceito de que o tempo é vida na cardiologia de emergência. "O livro foi feito para reunir os fundamentos da cardiologia crítica com enfoque nas emergências cardiovasculares, que são as situações em medicina nas quais o tempo é uma questão de extrema relevância para o prognóstico dos pacientes. Espero que os ensinamentos neste livro alcancem um grande número de profissionais da saúde, e que seja possível aplicar o melhor da medicina para os pacientes, reduzindo a desigualdade da saúde no Brasil”, ressalta Drª. Ludhmila Hajjar.
Fonte: Núcleo de Comunicação Institucional do HCFMUSP