O Instituto Perdizes do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP) foi inaugurado no dia 8 de novembro, pelo Governo de São Paulo.
O Instituto Perdizes do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP) foi inaugurado no dia 8 de novembro, pelo Governo de São Paulo, com a presença do governador Rodrigo Garcia e do prefeito da capital, Ricardo Nunes.
O funcionamento da unidade será gradual e, quando estiver em plena capacidade, prevê a realização anual de 2,2 mil internações anuais e mais de 5 mil atendimentos em regime de hospital-dia. Serão realizadas mais de 16 mil consultas médicas ambulatoriais, além dos demais atendimentos multiprofissionais, como psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia e assistência social, entre outros.
A unidade será administrada pela Fundação Faculdade de Medicina (FFM) por intermédio de contrato de gestão e contará com 200 leitos, sendo que 80 serão destinados aos pacientes em tratamento de dependência de álcool e drogas. Os demais 120 ficarão disponíveis de retaguarda para o complexo HCFMUSP. Será oferecida assistência integral a casos agudos não-críticos.
O edifício da nova unidade de Saúde tem uma área de 23 mil metros quadrados e está localizado na Rua Cotoxó, bairro de Perdizes, onde funcionou o Hospital Auxiliar Cotoxó, cujas instalações foram demolidas. O prédio também abrigará cursos de ensino médico de graduação e pós-graduação, além de um centro de
tecnologia e inovação.
Os equipamentos médicos previstos para a nova unidade incluem tomógrafo computadorizado, raio-x digital e ultrassonógrafo, além de posto de coleta para exames de análises clínicas. A estrutura comporta ainda um ginásio de fisioterapia e atividades físicas e espaços de convivência e reuniões terapêuticas. O objetivo é que
o paciente referenciado tenha assistência integral no tratamento à dependência química, a partir dos protocolos do Instituto de Psiquiatria do HCFMUSP, referência na especialidade.
Durante a inauguração, o governador Rodrigo Garcia afirmou que o Instituto Perdizes atuará "como hospital de retaguarda, vai ajudar a desafogar o HC e melhorar ainda mais o atendimento da Instituição”.
A diretora da FMUSP e presidente do Conselho Deliberativo do HCFMUSP, Profª. Drª. Eloísa Bonfá, destacou o aprimoramento do fluxo do atendimento aos pacientes do Hospital das Clínicas com a nova estrutura. "Além disso, estamos oferecendo um serviço especializado e centralizado em dependência química, beneficiando o paciente do Sistema Único de Saúde (SUS) que necessita deste tipo de assistência.”
Também estiveram presentes o secretário de Estado da Saúde de São Paulo, Dr. Jean Gorinchteyn; o secretário Executivo da Secretaria de Estado da Saúde, Dr. Eduardo Ribeiro Adriano; o superintendente do HCFMUSP, Engº. Antonio José Rodrigues Pereira; presidentes de Conselhos Diretores de Institutos do HCFMUSP; representantes da FFM e Fundação Zerbini; professores titulares; outras autoridades e profissionais de saúde.
Crédito da foto: Governo de São Paulo
Com informações do HC Online e Governo de São Paulo