A formação teórico-prática para o Programa de Residência Médica destinado ao treinamento de cirurgias em plataforma robótica – implantado com pioneirismo, desde o ano passado, pela Disciplina de Urologia da FMUSP - é realizada com simulador e acesso à tecnologia robótica no Instituto Central (ICHC) e no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp).
Em maio último, receberam as certificações os médicos: Vinicius Luiz Menezes Jesus, Kauy Victor Martinez Faria, Manuela Horta Penna, Rafael Nascimento Vilares, Romulo Sobreira Nunes e Guilherme Gentile. Para o Titular da Disciplina de Urologia da FMUSP e Presidente do Conselho Diretor do Icesp, Prof. Dr. William Nahas, a certificação representa o compromisso com uma formação urológica completa, incorporando as tecnologias mais avançadas da especialidade no mundo.
O Prof. Dr. William Nahas destacou: "Para os residentes, os impactos na carreira serão grandes. No Brasil, os profissionais poderão exercer a urologia em toda a sua plenitude. No exterior, serão reconhecidos como urologistas com formação completa, estando aptos, caso queiram, a realizar subespecializações como fellows clínicos ou de pesquisa".
O supervisor do programa de Urologia do HC-FMUSP, Prof. Dr. Marcos Gianetti Machado completou: "Graças à parceria dos institutos é possível proporcionar aos residentes da área uma capacitação ímpar e necessária à especialidade”.
Fonte: Núcleo de Comunicação Institucional do HCFMUSP