Em entrevista, o Diretor-Presidente Dr. Arnaldo Hossepian aborda os avanços e desafios da atual gestão e os projetos futuros.
A Fundação Faculdade de Medicina (FFM) completa 37 anos de história nesta segunda-feira, 18 de setembro. Fundada por antigos alunos da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), a Instituição nasceu com o propósito de apoiar as ações de ensino, pesquisa e assistência, e, atualmente também se dedica ao eixo inovação.
Reconhecida por sua trajetória de integridade, qualidade e transparência nos serviços prestados à população por meio do seu apoio à FMUSP e Complexo Hospital das Clínicas, a FFM tem buscado aperfeiçoar sua gestão, especialmente para a otimização e transparência dos seus processos. Confira abaixo trechos da entrevista com o Diretor-Presidente, o Procurador de Justiça do Ministério Público de São Paulo, hoje aposentado, e ex-Conselheiro Nacional de Justiça, Arnaldo Hossepian Junior:
O papel da FFM
"A Fundação Faculdade de Medicina nasceu como uma entidade de apoio na área do ensino e da pesquisa. Apesar de ser instituída antes da Constituição de 1988, começou atuar vocacionada para exercitar uma ação cidadã. Seus fundadores jamais teriam pensado que ela teria o dever de ajudar na prestação de saúde, um bem consagrado na Constituição, mais do que um direito social, um direito fundamental que guarda relação direta com a vida”, disse o Diretor-Presidente.
Dr. Arnaldo enfatizou a complexidade do trabalho realizado pela Instituição. "Não é uma tarefa simples de ser realizada dada a ampla gama de responsabilidades, incluindo o apoio a oito institutos, além dos três contratos de gestão como organização social. A FFM interfere direta e positivamente na prestação de serviços de saúde do Estado de São Paulo com uma qualidade singular.” Ele lembrou ainda a responsabilidade que é apoiar a melhor faculdade de medicina da América Latina, juntamente do seu hospital-escola, considerado um dos principais centros de pesquisa no mundo. "Não há moléstia no mundo em que a cura não seja pesquisada aqui”, frisou.
Avanços e desafios
"A FFM está em processo de transformação, marcado pela implementação de um novo estatuto e regimento. Além disso, a Instituição estabeleceu um Portal de Transparência que se destaca como modelo para a Controladoria Geral do Estado, em conformidade com as demandas impostas às fundações de apoio na área da saúde. Nossa conduta é orientada pelos princípios fundamentais da Administração Pública, consagrados no artigo 37 da Constituição Federal: transparência, publicidade e eficiência econômica. É fundamental lembrar que dois terços dos recursos movimentados pela Fundação provêm do contribuinte, tornando imperativo garantir uma gestão responsável e eficiente.”
Dr. Arnaldo reiterou a relevância da prestação de contas para a Instituição. "A partir de maio de 2022, fortalecemos nossa parceria com os órgãos de controle, promovendo um estreitamento significativo dessa relação. Todas as medidas aprovadas pelo Conselho Curador da FFM, incluindo alterações em nossos regulamentos internos, são prontamente comunicadas ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas, demonstrando nosso compromisso com a transparência e a responsabilidade em nossa gestão.”
A atual Diretoria, que tem como Vice-Presidente o Prof. Dr. Tarcisio Eloy Pessoa de Barros Filho, ex-Diretor da Faculdade de Medicina, e que inclui a Diretora Jurídica, Dra. Carmen M. Cervantes, o Diretor de Gestão Corporativa, Dr. Felipe Neme, e o Diretor Financeiro, Dr. Amaro Angrisano, participou de encontros e reuniões com representantes do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo e da União, Procuradoria Geral do Estado, Ministério Público do Estado de São Paulo, Conselho Nacional de Justiça, Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Defensoria Pública do Estado de São Paulo, Supremo Tribunal Federal e Superior Tribunal de Justiça.
Já nos meses de maio e junho de 2023, ocorreram reuniões com a equipe do Banco Mundial, o Governo do Estado, a FMUSP e o HCFMUSP, com o objetivo de financiar a modernização do parque tecnológico dos Institutos. A FFM também está envolvida nas articulações para a reurbanização da Avenida Enéas de Camargo Aguiar e revitalização de todo o entorno do Complexo Hospitalar, em parceria com a Prefeitura de São Paulo. Outra melhoria articulada para a região é o reforço da segurança, um esforço conjunto com a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo.
Na área da assistência, a FFM intermediou a realização da "Expedição Cirúrgica” da FMUSP, em parceria com a Força Aérea Brasileira (FAB). O projeto de extensão envolveu cerca de 70 voluntários, entre professores, médicos e médicos residentes, que levaram mais de 1,7 toneladas de equipamentos hospitalares, medicações e outros materiais, para o município de Barra do Garças (MT). "Unir duas instituições públicas de relevância internacional, a FMUSP, com toda a expertise do Complexo HC-FMUSP, e a FAB, que tem uma função profícua de atender à população brasileira, principalmente aquela que mora em lugares distantes e de difícil acesso, em um projeto que abrange sobretudo os mais necessitados, é um exercício de cidadania", ressaltou Dr. Arnaldo.
Outra atividade de assistência da FFM envolveu a articulação junto à Secretaria de Estado da Administração Penitenciária, para levar a Telemedicina para dentro dos presídios do Estado de São Paulo, por meio do Plano de Saúde Digital do HCFMUSP. Promover uma saúde mais cidadã também foi o objetivo de reuniões realizadas com o Hospital Sírio Libanês, por meio da Sociedade Beneficente de Senhoras do Hospital Sírio-Libanês, e com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, por meio do Comitê do Complexo Produtivo e Econômico da Saúde e Biotecnologia (ComSaúde).
Além de um considerável avanço na área da transparência e das relações institucionais, Dr. Arnaldo elencou como grandes conquistas desta gestão: o melhor suporte tecnológico às operações da FFM; o diagnóstico realizado com o Painel Análise de Performance - que reúne todos os indicadores do trabalho realizado pela Instituição; e a redução do tempo de atendimento às demandas do Complexo Hospital das Clínicas, associadas à compra de insumos e contratação de pessoas. Citou ainda a postura proativa em relação aos convênios e contratos no sentido de adotar as providências necessárias dentro do seu prazo de vigência, com vistas a melhorar sua efetividade.
Projetos futuros
Para o Diretor-Presidente, é fundamental o contínuo investimento em tecnologia da informação e na otimização dos processos de contratação e compras, mantendo os cuidados para garantir a segurança jurídica da sua atuação. Também há a preocupação em oferecer um ambiente cada vez mais saudável aos colaboradores, buscando o senso de pertencimento frente às ações em favor do Sistema Acadêmico de Saúde FMUSP-HC e incentivando-os a desempenhar suas funções com engajamento e dedicação.