Depois de conhecerem os conceitos da cultura de integridade e boas práticas e sua aplicação atual, os Embaixadores de Compliance mergulharam no tema de "Prevenção, Detecção, Investigação e Apuração de Fraudes” no segundo workshop do programa nesta quinta-feira (23). O encontro contou com a participação dos 15 embaixadores, além do Diretor Financeiro da FFM, Dr. Mauricio Maki.
Em um clima de colaboração e aprendizado, o diretor explicou como as irregularidades podem ser identificadas no ambiente financeiro e nos atuais sistemas de prevenção e controle. Segundo o diretor, há inconformidades que são tratadas antes mesmo que cheguem ao Compliance.
"Algumas situações são identificadas nos processos financeiros e nos contratos avaliados pelo Departamento Jurídico, o que mostra uma estrutura bem construída. E é muito positivo quando vemos que os erros apontados são sanados”, destacou Dr. Mauricio, que também possui experiência como auditor fiscal. Para os casos que pedem investigação, o diretor explicou como a área colabora com o Escritório de Compliance e as possíveis consequências.
"Sempre que possível, queremos trazer alguém da Administração Superior para compartilhar sua experiência e visão. Todas as áreas possuem normas de conduta e boas-práticas e essa troca colabora na formação de cultura de conformidade”, explicou Dr. Rodrigo Rocha, Compliance Officer da FFM. Para ele, iniciativas como essa são importantes para que os conceitos sejam assimilados e lembrados.
O programa de Embaixadores é uma iniciativa do Escritório de Compliance para promover a cultura de conformidade e boas práticas na FFM. Com mandato até 2027, os 15 colaboradores envolvidos têm a missão de apoiar a disseminação esses conceitos em suas áreas.