As discussões sobre a venda desse patrimônio vêm sendo realizadas ao longo dos anos, devido aos elevados custos de manutenção, que totalizaram R$ 1,2 milhão durante o exercício de 2022, considerando seu reduzido aproveitamento.
Após autorização do Ministério Público do Estado de São Paulo, por meio da Promotoria de Justiça das Fundações, os membros do Conselho Curador da FFM concluíram as tratativas e aprovaram o processo no segundo semestre de 2023. A temática também foi objeto de apreciação do Conselho Deliberativo do Hospital das Clínicas da FMUSP e da Congregação da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).
Por ser uma instituição privada de interesse público, a FFM está conduzindo a venda do imóvel com uma rigorosa política de transparência, cumprindo as normas estabelecidas em seu Regulamento de Compras e Contratações, igualmente aprovado pelo Ministério Público.
O edital, já publicado em jornais de grande circulação e no portal da FFM, descreve as exigências necessárias para participação no certame, detalha as regras para o envio das propostas, o processo de habilitação das proponentes, bem como o funcionamento do leilão, além de conter informações adicionais de interesse.