Com informações e ferramentas fundamentais para os médicos preceptores, esse curso de gestão permite enfrentar desafios ao longo da missão profissional. Todas as atividades práticas a cargo de residentes e internos são supervisionadas pelo preceptor, cuja função é servir de elo, dentro das disciplinas, entre o Corpo Clínico, Residentes e a Diretoria Clínica.
Segurança do Paciente
As atividades do Módulo 3 da Jornada foram voltadas para o tema: A Segurança do Paciente Depende de Você (E De Muitas Outras Pessoas). Os trabalhos foram abertos pela Vice-Coordenadora da Gestão Assistencial Corporativa da Diretoria Clínica do HCFMUSP, Drª. Anna Miethke Morais.
A primeira palestra do Módulo 3 coube ao Dr. José Branco Filho, que é fundador e Diretor Executivo do Instituto Brasileiro de Segurança do Paciente. Médico Infectologista e Hiperbarista com MBA (Master of Business Administration) em Gestão de Saúde pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), ele analisou a história e os impactos das ações de Qualidade e Segurança na área da saúde.
Gerenciamento de Risco
Outro tema fundamental – Gerenciamento de Risco – foi discutido pela Gerente de Risco do Instituto da Criança e do Adolescente (ICr) do HCFMUSP, Enfermeira Crystiane Aline Alves de Souza, que é especializada em Administração em Saúde pela Escola de Educação Permanente (EEP) do HCFMUSP.
Em seguida, o Módulo 3 da Jornada aplicou, entre os participantes, o formato de seis grupos para analisar casos práticos relativos à área de atuação dos preceptores. Cada grupo discutiu, então, os detalhes e variáveis desses casos, sob orientação das equipes de gerenciamento de risco de todos os institutos, aplicando ferramenta de análises de processos e elaborando planos de ação.
A próxima palestra – "Trabalho em Equipe” - focalizou aspecto fundamental do cotidiano dos preceptores, e que impacta diretamente a Segurança dos pacientes. Essa palestra foi proferida pelo Supervisor da Unidade de Cuidados Intensivos da Emergência Referenciada do Instituto Central do HCFMUSP, Dr. Daniel Forte. Ele é livre-docente em Bioética pela FMUSP.
O Módulo 3 da Jornada foi concluído com palestra do engenheiro Francisco Cruz Lima, que vem se destacando, nos últimos anos, como o pai que preserva a memória da filha, Júlia Lima, através de ações nacionais e internacionais para promover a Segurança dos pacientes. Ela faleceu, aos 27 anos, em razão de eventos adversos durante tratamento em um grande hospital privado de São Paulo. "Impacto do Evento Adverso: Júlia Lima, Uma História de Transformação” foi o título da palestra, ilustrada com fotos e vídeos.
Fonte: Núcleo de Comunicação Institucional do HCFMUSP