Em reunião do Conselho Curador, nesta segunda-feira (15), foram aprovadas as contas da Fundação Faculdade de Medicina, o Regulamento Sancionatório, o Código Disciplinar e o Plano de Trabalho para 2026. O Ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, propôs um voto de louvor em reconhecimento à condução e aos resultados conquistados pela Fundação nos últimos anos. "Este gesto visa incentivar o excelente trabalho conduzido por essa gestão”, sugeriu. O Ministro, que também integra o Conselho Consultivo da FFM, esteve acompanhado pela esposa, Dra. Yara Lewandowski.
Conduzido pela Profa. Dra. Eloisa Bonfá, Presidente do Conselho Curador da FFM e Diretora da FMUSP, o encontro contou com a presença dos membros: Dr. Antônio Corrêa Meyer, Prof. Dr. Roger Chammas, Prof. Dr. Alfredo Luiz Jacomo, Prof. Dr. Alexandre Fogaça Cristante, Sr. Alfredo Orlando Castilho, Dr. Arthur Danila, que recém-assumiu como representante da AAAFMUSP, e o Acadêmico Cicero Miguel Angelo, como convidado representando o Acadêmico Herbert Dias de Souza. A diretoria da FFM esteve presente na íntegra: Dr. Arnaldo Hossepian Junior, Diretor-Presidente; Prof. Dr. Tarcisio Tarcisio Eloy Pessoa de Barros Filho, Vice-Presidente; os diretores Dr. Felipe Neme, Gestão Corporativa; Dr. Guilherme Bueno, Jurídico; e Dr. Maurício Maki, Financeiro, além do Compliance Officer, Dr. Rodrigo Rocha.
"A FFM encerra 2025 vitoriosa, com suas contas aprovadas e tendo renovado o CEBAS (Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social) antes do prazo pela primeira vez em mais de 30 anos”, celebrou Dr. Arnaldo ao abrir a pauta. Foram apresentados o Plano de Trabalho e orçamentário para a Fundação em 2026, além de um balanço da situação atual do ponto de vista financeiro e jurídico. Entre os destaques para o próximo ano estão o início da informatização da FFM, a realização da segunda edição da pesquisa de clima organizacional, a busca de novas fontes de financiamento e a centralização das compras do Complexo HCFMUSP, visando conferir maior escalabilidade, controle e eficiência.
"A Fundação cresceu muito e esse resultado com transparência e eficiência é muito difícil de atingir”, elogiou a Profa. Dra. Eloisa Bonfá. O Ministro Lewandowski ressaltou ainda que a atuação da FFM é uma referência no modelo fundacional. "Encontrei aqui um exemplo a ser seguido por outras universidades públicas em termos de um modelo institucional que contemple uma entidade de apoio não totalmente pública. Os números apresentados são excelentes”, pontuou.
Na ocasião, foi distribuída a primeira tiragem da Revista Planejamento Estratégico, edição 2025, contendo uma prestação de contas das ações em andamento, concluídas e previstas no ciclo 2023-2027, além da cobertura da conferência realizada em novembro a qual os conselheiros foram convidados. A reunião do Conselho Curador encerra o período de prestação de contas da FFM aos órgãos de Administração Superior. As apresentações aos
Conselhos Fiscal e Consultivo ocorreram dia 05 de dezembro.
Apresentação do Plano de Trabalho 2026, quando a FFM celebra 40 anos.
(Crédito: Comunicação FFM)
Ministro Ricardo Lewandowski, propôs um voto de louvor em reconhecimento
ao trabalho realizado pela Fundação nos últimos anos. (Crédito: Comunicação FFM)
Conselheiro Dr. Antônio Corrêa Meyer manuseia a primeira tiragem da Revista do Planejamento
Estratégico - Edição 2025. (Crédito: Comunicação FFM)
Após a reunião os conselheiros visitaram a Sala da Anatomia que foi reformada e passou a contar
com ilustrações nas paredes. (Crédito: Thiago Luan - Comunicação FMUSP)
Em visita à FMUSP, o Prof. Dr. Aluísio Augusto Cotrim Segurado, Reitor Eleito da USP (2026-2030), encontrou
com os conselheiros ao final da reunião. (Crédito: Thiago Luan - Comunicação FMUSP)