O Brasil é representado no Conselho Global do Futuro em Neurotecnologia (Global Future Council on Neurotechnology), do Fórum Econômico Mundial, pela conselheira da Fundação Faculdade de Medicina Dra. Camila Pintarelli. Diretora de Gestão do Fundo Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça, é conselheira fiscal da FFM desde a constituição do Conselho, criado em abril de 2022 com o objetivo de exercer, de forma independente, a fiscalização financeira e contábil das atividades da Instituição.
Procuradora do Estado de São Paulo desde 2010, com pós-doutorado em Direito pela Universidade de Coimbra (Portugal), é reconhecida por ter trazido ao Brasil a ideia de proteção jurídica da mente humana, que busca preservar a privacidade cerebral, a identidade e o livre arbítrio dos cidadãos. Redigiu a PEC 29/2023 para incluir na Constituição Federal o direito fundamental à proteção da integridade mental e à transparência algorítmica e a EC 85/2024 à Constituição do Rio Grande do Sul, aprovada por unanimidade para incluir a integridade mental como diretriz das políticas públicas no Estado.
O Fórum Econômico Mundial possui importante papel na construção de novas ideias para o futuro da sociedade e uma das mais relevantes iniciativas é o Global Future Councils, que reúne especialistas e grandes personalidades em temas-chave da atualidade. A participação nos Conselhos se dá mediante convite considerando contribuição mundial em um determinado assunto. O novo Conselho Global em Neurotecnologia é composto por 19 pessoas de todo o mundo, desde CEO’s de grandes empresas de tecnologia a notáveis pesquisadores.
Camila Pintarelli também é vice-presidente da Comissão de Direito Constitucional da OAB-SP. Doutora e mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).